CFTV

CFTV - Circuito Fechado de Televisão

Os tipos de câmeras são muitos, desde os mais comuns como câmera bullet e dome até modelos com aplicações mais específicas como PTZ, leitura de placas de automóveis, reconhecimento facial, temperatura, inteligência artificial, a prova de explosão…

 

Conte com a Brato para analisar sua necessidade e especificar o melhor sistema para sua empresa.

Os circuitos fechados de televisão ou CFTV têm se popularizado muito ao longo dos anos em função dos custos cada vez mais acessíveis. O CFTV tem a função básica de monitorar as áreas desejadas através de imagens. Os sistemas atualmente possuem muito mais funções como detecção de movimento, gravação em alta definição, análise de comportamento de cenas, alarmes, leitura de placas, etc.

A tecnologia mais aplicada atualmente é a IP, onde as câmeras têm uma porta Ethernet PoE (Power Over Ethernet) e são interligadas através de um switch.

As câmeras PoE são aquelas que recebem sua alimentação (fonte de energia elétrica) através da própria rede de comunicações Ethernet (RJ45). Essa funcionalidade dispensa a utilização de fontes de alimentação e cabeamento para alimentar a câmera. Assim o switch onde essa câmera é conectada deve ter a funcionalidade de porta PoE.

As câmeras IP têm diversas opções de resolução, 2 MP, 4 MP, 4k, 8k, entre outras. A resolução é a quantidade de informação que uma imagem contém, ou seja, quanto maior a resolução, melhor a imagem é observada em detalhes. Contudo a qualidade da imagem não depende somente da resolução, uma boa lente e sensor são igualmente importantes. Para imagens noturnas, a câmera deve possuir uma boa sensibilidade a luz e iluminação artificial infravermelha, que são invisíveis ao olho humano, mas excelentes para captação de imagens noturnas através das câmeras.

Os tipos de câmeras são muitos, desde os mais comuns como câmera bullet e dome até modelos com aplicações mais específicas como PTZ, leitura de placas de automóveis, reconhecimento facial, temperatura, inteligência artificial, a prova de explosão, etc.

O armazenamento das imagens é feito em gravadores de vídeo. Os gravadores de vídeo podem ser um servidor com capacidade de armazenamento adequada para o projeto com um software de gerenciamento de vídeo (VMS) ou um servidor dedicado geralmente fornecido pelos fabricantes das câmeras. Esse servidor é chamado de DVR (Digital Video Recorder) que é o gravador de vídeo digital.

Os gravadores possuem diferentes capacidades de gravação, o período de armazenamento das imagens é determinado pela capacidade de armazenamento em terabytes (TB), quantidade de câmeras, resolução das imagens e amostragem (fps). Quando um projeto necessita mais de um gravador, é recomendado a utilização de um servidor com software de gerenciamento de vídeo (VMS) para a integração dos gravadores. Assim o operador do sistema terá a interface de um sistema único.

Através do gravador de vídeo é possível reproduzir as imagens armazenadas e exportá-las se desejado. Os discos rígidos para armazenamento utilizados nos gravadores, não são discos rígidos (HD) convencionais, utilizando em computadores tipo PC. Esses discos rígidos são específicos para a utilização em gravadores de vídeo, pois diferente dos PC eles ficam 24 horas por dia ligados e gravando dados.

Os gravadores de vídeo têm uma ou mais saídas de vídeo para acesso ao sistema, seja configuração, reprodução ou monitoramento em tempo real. As saídas são padrão HDMI e podem ser utilizadas para ligar monitores.

Em aplicações mais robustas o servidor ou gravadores ficam armazenados numa sala controlada, com Sistema de Controle de Acesso e climatizada. Assim o sistema é acessado por operadores através de uma estação de trabalho (PC) ou se houver necessidade de visualizar muitas câmeras simultaneamente através de diversos monitores, faz se necessário a aplicação de um decodificador para vídeo wall.

Muitos outros itens são relevantes na especificação de um CFTV como os tipos de lentes das câmeras, distância e tipo de cabo metálico ou ótico, tipo de decodificação (H.265, H.264, MPEG4, etc.), funções de vídeo analítico, acesso remoto, etc.

Conte com a Brato para analisar sua necessidade e especificar o melhor sistema para sua empresa.